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MÓDULO I – NOÇÕES TEÓRICAS GERAIS (26 horas)

Publicado: Terça, 13 Abril 2021 18:00 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 19:54 | Acessos: 2099

Formulário de Questões - Módulo I:  https://forms.gle/fJdxuzCkY8HutJmd7

 

  • Teoria Geral do Estado (Carga Horária - 4 Horas)
      1. O que queremos que os Formandos compreendam:
        1. Que o “Programa Orla” é Programa de Estado, antes de ser de Governo, por esse motivo eles precisam entender as diferenças entre Estado e Governo.
        2. Quais as características do Estado Brasileiro,
        3. A importância do Pacto Federativo na Construção democrática dos Planos de Gestão Integrada das orlas brasileiras.
      2. Conteúdo
        1. Origem da Sociedade; Características da Sociedade; Origem e formação do Estado; Evolução Histórica do Estado; Conceito de Estado;  Estado e Nação; Estado e Soberania; Finalidade do Estado; Estado e Povo/Cidadania; Estado e Território; Estado Moderno e Democracia; Democracia Direta, Semidireta e Representativa; Estado Constitucional; Separação dos Poderes; Conceito de Governo; Formas de Governo; Estado Federal; O Pacto Federativo; O Estado Brasileiro e a constituição de 1988.

 

  • O Ente da Federação denominado Município (Carga Horária - 4 Horas)
      1. O que queremos que os Formandos compreendam:
        1. A dimensão e a importância do Poder Local na construção democrática dos Planos de Gestão Integrada das orlas brasileiras.
      2. Conteúdo:
        1. A dimensão e a importância do Poder Local na construção democrática dos Planos de Gestão Integrada das orlas brasileiras; Evolução histórica do Município no Brasil; Competência do Município nas Constituições Brasileiras; Competência do Município na gestão dos Recursos Hídricos; A importância do Município na promoção do interesse local; Introdução ao Estatuto da Cidade.

 

  • Noções Teóricas de Planejamento (Carga Horária - 6 Horas)
      1. O que queremos que os Formandos compreendam:
        1. Que o Profissional formado pelo Curso (Facilitador) deverá auxiliar na construção de um Plano, portanto é um técnico em Planejamento.
        2. A existência de várias correntes de pensamento que resultam em modelos distintos de Planejamento e qual modelo é utilizado na elaboração dos Planos de Gestão Integrada das Orlas municipais.
        3. A integração do Plano de Gestão Integrada – PGI com o planejamento de outras políticas públicas no âmbito municipal.
      2. Conteúdo:
        1. Conceitos de Planejamento; Metodologias de Planejamento; Dimensões do Planejamento – Estratégica, Tática e Operacional; Planejamento territorial; Dimensão participativa do Planejamento; Teses sobre o Planejamento; Requisitos para o Planejamento; Conceitos importantes para o Planejamento – Ator, Triângulo de Governo, Potencial e Problema; Planejamento de Políticas Públicas.

 

  • Liderança e Gestão das Relações em Trabalhos de Grupo. (Carga Horária - 6 Horas)
      1. O que queremos que os Formandos compreendam:
        1. A importância de um líder na condução de trabalhos em grupo e na mediação de conflitos.
        2. A construção democrática dos Planos de Gestão Integrada exige a garantia de manifestação dos interesses dos atores presentes e a construção de acordos e pactos entre eles.
      2. Conteúdo:
        1. Tipos de liderança (autocrática, democrática, liberal e situacional) e seu impacto na construção de confiança e compromisso para atingir resultados;
        2. Gestão das Relações: o continuum da administração e da resolução de conflitos; negociação baseada em princípios; o modelo de escalada do conflito e seu impacto nas equipes e nos resultados; elementos de construção de relações positivas e funcionais; o líder como mediador de conflitos e potencializador de relações construtivas.

 

  • Metodologia Científica. (Carga Horária - 6 Horas)
      1. O que queremos que os Formandos compreendam:
        1. A elaboração do Diagnóstico Preliminar e do Texto Base do PGI exige desse profissional (Facilitador) competência metodológica para levantamento de dados primários e secundários, sistematização dos mesmos e redação de relatórios.
      2. Conteúdo:
        1. Conceitos Básicos; Objetivos da Metodologia Científica; A questão do Método da investigação científica; A multidisciplinariedade na investigação científica; Formulação do problema a investigar; Planejamento da pesquisa; Fontes Primárias e Secundárias; Pesquisa Qualitativa e Quantitativa; Técnicas de entrevista; Elaboração de Diagnóstico;  Roteiro para elaboração de Diagnóstico.

 

 

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